cover
Tocando Agora:

CLUBES ESTUDAM EXTINÇÃO DO REBAIXAMENTO VIA TABELA ANUAL

CLUBES ALEGAM PROBLEMAS SÓCIO-ECONÔMICOS E QUE MAIS CLUBES NA PRIMEIRA DIVISÃO TRARIA MAIS INCLUSÃO AO FUTEBOL ARGENTINO

CLUBES ESTUDAM EXTINÇÃO DO REBAIXAMENTO VIA TABELA ANUAL
CLUBES ESTUDAM EXTINÇÃO DO REBAIXAMENTO VIA TABELA ANUAL (Foto: Reprodução)

Mais uma mudança de regulamento está por acontecer na Argentina. Logo após o anuncio de que a Argentina receberia jogos da Copa do Mundo de 2030, vários clubes pleitearam na AFA uma revisão em relação ao rebaixamento via tabela anual.
É importante lembrar que já tivemos mudanças em relação ao número de times que seriam rebaixados para a segunda divisão da Argentina. No começo da temporada, eram quatro equipes que perderiam seu posto de time de primeira divisão, mas já na metade do Torneio da AFA, houve uma mudança, de quatro equipes para três: duas equipes pelo promédio e uma pela tabela anual.

Logo após sancionada essa decisão, houve mais uma reunião entre os clubes que pediam a revisão desta normativa aprovada pelos mesmos. Logo, o número de rebaixados foi aprovado em 2 equipes, uma de cada tabela. 
Após o anuncio feito pela AFA de que a Argentina seria uma das sedes da Copa do Mundo de 2030, vários clubes começaram a se mexer nos bastidores afim de terminar com o rebaixamento da tabela anual, com apenas um time sendo rebaixado através do promédio.

Para essa normativa ser aprovada, necessita de ampla aprovação nos clubes. De acordo com o site Doble Amarilla, já são 15 clubes a favor de uma mudança no número de times que descerão de divisão. 
Além desta pura e simples questão da diminuição dos rebaixados, esses clubes alegam que o momento sócio-econômico afetou os clubes e que um rebaixamento poderia complica-los financeiramente, além disso, o aumento significativos na venda de ingressos e também de patrocínios tem potencializado os faturamentos dos clubes e com mais jogos será possível que os clubes ganhem mais. A ideia é que se tenha 30 clubes na primeira divisão, com 29 datas no Torneio e a Copa com dois grupos de 15 equipes., com isso, a Primeira B Nacional passaria a ter mais uma vaga de ascenso a primeira divisão, somando 30.

"Observamos com muita preocupação a situação delicada que ocorre com essa definição do rebaixamento por tabela anual que envolve metade dos times da Primeira Divisão em um contexto social e econômico muito complicado do país, que se torna ainda mais delicado em meio a um processo eleitoral tão cheio de angústias e incertezas"

"Uma ampla Primeira Divisão torna o futebol mais federal e inclusivo, um verdadeiro exemplo do atual país campeão mundial e sede inaugural da Copa do Mundo de 2030."

"Estamos empenhados em ampliar o diálogo com os demais clubes, que em conversas anteriores manifestaram seu apoio a essa proposta, a fim de trabalharmos juntos para seu tratamento na Comissão Executiva e posterior aprovação na Assembleia de Deputados." disse a nota apresentada na AFA.

Comentários (0)